Programação de verão terá capoeira e shows

14/01/2012 13:37

Programação de verão tem capoeira e shows 
entre as atrações que vão agitar Ilhéus a partir da festa da puxada do mastro de São Sebastião, em Olivença. O secretário de Turismo, Paulo Moreira, diz que, apesar das dificuldades econômicas, a cidade procura atender o turista da melhor maneira. 
      A cidade está cheia de turistas, beneficiando o comércio varejista, donos de bares e restaurantes, hoteleiros e a economia informal. Moreira detalhou alguns pontos da festa da lavagem das escadarias da Catedral de São Sebastião. festa de iemanja
      Explicou que o evento está programado para o dia 12, que coincide com a chegada a Ilhéus de mais um navio de passageiros. O cortejo sai por volta das 13h30, da sede do Sindicato dos Estivadores, na avenida 2 de Julho e percorre parte do centro. 
      O trajeto tem acompanhamento de “baianas”, blocos afro, carroças ornamentadas e mini-trio. A parada final é em frente à catedral, para a lavagem das escadarias com água de cheiro e auxílio de carro-pipa. 
      Para o dia 2 fevereiro, a Secretaria de Turismo prepara a festa em homenagem a Iemanjá, que deve contar com concentrações distintas de terreiros de candomblé, uma na baía do Pontal e outra na Praia do Cristo. 
      Como vem acontecendo nas últimas décadas, nativos e turistas participam da procissão marítima e pedem ou agradecem por alguma graça alcançada, sempre levando oferenda. 
      Na próxima semana haverá uma audiência com o secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli. Na pauta, o projeto para o carnaval da cidade e proposta para viabilização de bandas. 
      No mesmo encontro, o secretário afirmou que vai pedir ao governo da Bahia verbas para homenagear o escritor Jorge Amado. Neste ano, o tema central da folia será “Na terra de Jorge Amado por nós”. 
      Outro evento é a Copa Intercontinental de Triathlon, que reúne em Ilhéus triatletas de diversas partes do mundo. O evento, no dia 7 de abril, tem largada na Praia do Cristo e visa resgatar a modalidade esportiva no município, que já foi sede de evento similar. 

*Matéria do A Região