acham mesmo que vão nus enganar? Esse truk não cola mais. Prefeito brigando com vice?já virou moda e das antiga. muda o disco, quem sabe não cola?
Prefeitura em pé de guerra
Newton desfaz atos do vice e abre guerra
contra Marão como o vice-prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, é conhecido. O prefeito Newton Lima antecipou sua volta ao cargo só para desfazer os atos, em especial a exoneração de Jorge Bahia, homem de confiança e ex-secretário da Fazenda.
Newton Lima mandou Bahia para a pasta de Planejamento e Desenvolvimento Econômico e nomeou novos secretários para as pastas de Governo e Serviços Urbanos. Na de Governo, foi nomeado o vereador licenciado pelo PT Alisson Mendonça.
Para a secretaria de Serviços Urbanos, que teve Carlos Freitas exonerado pelo vice, Newton nomeou Gerson Marques, que executava funções na Secretaria de Governo. Isto, segundo o prefeito, é quase toda a “reforma administrativa” que pretendia fazer.
Já na segunda-feira, 26, ele despachou com secretários e assessores, depois assinou decreto recolocando Marcelo Barreto na Secretaria de Transporte, Trânsito e Segurança.
Retaliação ou não, ele também exonerou o secretário de Assistência Social, Emeson Santos Silva, indicado pela mãe do vice, Ângela Souza, e tirou do cargo Magno Lavigne, secretário de Governo que apoiou a “remexida” de Mário Alexandre.
Contra-ataque
Em entrevista ao jornalista Mauricio Maron, Mário Alexandre mostrou que não engoliu fácil a volta de Newton e que já está em campanha para 2012. Ele não poupou críticas ao prefeito, ao afirmar que o governo municipal está desacreditado e “indo para o buraco”.
Para ele, mesmo que venha “um milhão de obras” e que as ruas “sejam pintadas de ouro”, ninguém confia ou tem mais esperança de melhoria. Mário desafiou o prefeito a ouvir a opinião na rua para saber se as medidas que ele adotou foram aprovadas ou não.
Mário Alexandre assumiu o cargo de prefeito por 15 dias. Nesse período, anunciou uma auditoria para avaliar a folha de pagamento, onde o dinheiro público estava sendo gasto, e de quebra, exonerou três secretários municipais.
Entre eles, o de Finanças, Jorge Bahia que, segundo Mário, “é quem manda” realmente no governo. Curiosamente, Jorge assumiu a secretaria por indicação do próprio vice-prefeito.
O vice-prefeito também declarou que há três anos sofre o desgaste da administração municipal tentando defender Newton. Inclusive, sugerindo uma reforma administrativa “que nunca foi feita”. Até o dia em que ele assumiu o comando do executivo.
Mário disse que o prefeito só voltou mais cedo por determinação do ex secretario de Finanças, Jorge Bahia, considerado o manda chuva na Prefeitura de Ilhéus.
* Matéria do A Região