Porto Sul é destaque em evento nacional.

22/11/2011 22:29

Porto Sul é destaque em evento nacional 
sobre a área realizado em Salvador, que reuniu autoridades e especialista brasileiros das áreas naval e portuária. O I Encontro Nacional de Secretários da Indústria Naval e Portuária contou com o secretário-executivo do Sindicato da Industria Portuária e Naval, Sergio Leal. porto sul
      Ele chamou atenção para a posição que o Brasil mantém de um dos principais países na área de construção de plataformas de primeira linha. Para ele a situação e perspectiva do setor no país são boas, depois de duas décadas de estagnação. 
      “O apoio que o governo federal dá a industria naval e portuária está ajudando o Brasil a retomar sua posição no ranking nacional. O governo federal considera o setor forte, sobretudo pelo potencial de geração de emprego e renda”. 
      Na década de 70, lembrou Leal, o Brasil tinha a segunda maior carteira de encomendas do mundo. “Com a falta de apoio, deixou de ser importante, caiu e desempregou. Mas hoje está recobrando seu posto e atualmente emprega 57 mil pessoas no país”. 
      “Se considerarmos a náutica de lazer esse número sobe para 80 mil. Temos a perspectiva de que, depois de todas as plantas e os estaleiros funcionando em sua plenitude, atingiremos em 2020 o número de 100 mil empregos na área”. 
      Porto Sul 
      Dos portos brasileiros saem 95% de toda produção nacional para exportação. Foi com essa afirmação que o secretário da Industria Naval e Portuária da Bahia, Carlos Costa, alertou para as necessidades de investimentos e desenvolvimento do setor portuário. 
      “A Bahia foi onde o Dom João VI anunciou a abertura dos portos brasileiros e hoje o governo Jaques Wagner vai investir R$ 2,4 bilhões na construção do Porto Sul, que além de ajudar a venda da produção do Oeste baiano e Centro-Oeste vai promover a descentralização do desenvolvimento”. 
      A questão dos gargalos portuários, porém, foi abordada pelo presidente do Conselho de Administração da Logística do Brasil, o engenheiro naval, Nelson Carlini. 
      O especialista alertou sobre a necessidade da auto-regeneração do sistema portuário, que precisa sofrer algumas transformações. “A vigilância ambiental e outras instâncias reguladoras devem cumprir com suas obrigações, mas de modo que as forças econômicas possam atuar”. 

* Matéria do A Região

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