Porto é viavel

14/07/2011 11:56

 

 
 

         Apesar de todos os problemas apontados, os presidentes dos sindicatos da orla portuária garantem que o Porto Internacional de Ilhéus é viável e pode voltar a funcionar normalmente, aquecendo a economia regional. O que falta, segundo eles, é vontade política, somando aos interesses econômicos na movimentação de mercadorias, contrários ao fortalecimento do Porto de Ilhéus.


            Eles citam como exemplo dois navios que movimentaram juntos cerca de 62  mil toneladas de soja, deixando para o Porto de Ilhéus uma arrecadação de R$ 655.714,26. O problema, segundo os portuários, é que esses recursos não foram investidos no desenvolvimento desse terminal. “Esses recursos vão para Salvador e não voltam para que sejam investidos em Ilhéus”, garantem. Com isso os equipamentos ficam sucateados e nem mesmo a dragagem é feita.


            Tudo isso sem contar com a falta de uma política de atração de novas mercadorias. A soja, por exemplo, que durante anos foi movimentada por Ilhéus, gerando empregos e desenvolvimento para a cidade, acabou sendo levada para outro porto. Há ainda a denúncia de que muitos containeres com produtos derivados de cacau saem mensalmente de Ilhéus para ser exportados pelo porto de Salvador.


            Com relação a falta de uma política de atração de cargas, os portuários explicam que a ausência de incentivos tarifários colocam os outros portos em condições de vantagens, a exemplo do Terminal Privado de Cotegipe, em Moragogipe. O Porto de Ilhéus perdeu para esse terminal quase um milhão de toneladas de soja. “O Porto de Ilhéus não tem receita por falta de cargas, mas se fosse concedido um incentivo a receita seria menor que a prevista na tarifa, mas haveria receita”, garantem.


            Os sindicalistas não descartam a possibilidade da existência de interesses no enfraquecimento do porto, para que esse terminal seja desativado e posteriormente privatizado. No entanto eles chamam a atenção da sociedade para que fique atenta a qualquer tipo de manobra, considerando que esse porto é um patrimônio da comunidade regional. Além do alerta eles resolveram entrar também com a ação no Ministério Público Federam exigindo os investimento no Porto de Ilhéus.

 

*Matéria do atribunabahia.com.br