Jequié abre mais postos de trabalho que Ilhéus e Itabuna juntos.

21/05/2011 21:27

 Itabuna e Ilhéus já perderam 108 vagas 

de emprego no ano com carteira assinada, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho. Os setores que mais eliminaram postos de trabalho com carteira assinada em Itabuna, neste ano, foram serviços, construção civil e comércio. 
      As empresas de serviços eliminaram 133 vagas, das quais 47 só no mês passado. O comércio ficou em segundo lugar, com saldo negativo de 78 empregos, seguido de perto pela construção civil, que fechou 76 postos de trabalho. Este último vinha registrando sucessivos saldos nos últimos anos. 
      O reflexo da eliminação de vagas na construção civil foi percebido pelos profissionais. “Até o primeiro semestre do ano passado estávamos escolhendo onde trabalhar. Estava muito difícil encontrar um pedreiro bom. Nos últimos meses, mudou”, reclama o mestre de obra Edvaldo Souza Ribeiro. 
      Esperteza 
      O pedreiro Josenildo Bispo dos Santos reclama que algumas empresas até oferecem vagas, mas não querem assinar a carteira. “Às vezes temos que encarar para não passar necessidade. Ganhamos pouco mais por pequena empreitada, mas não vale a pena. Prefeito trabalhar fichado”. 
      Os dados do Ministério do Trabalho mostram que o número de desempregados em Itabuna só não é maior porque a indústria de transformação acumula saldo de 276 vagas com carteira assinada. Por isso, o saldo negativo é de “apenas” 37 postos de trabalho. 
      No mês passado, as empresas instaladas em Itabuna registraram saldo de apenas 39 vagas. 
      Em abril, o melhor resultado foi gerado também pela indústria de transformação, que criou 94 vagas. Os piores foram apresentados pelos setores de serviços e agropecuária, que juntos eliminaram 66 vagas. No acumulado dos últimos 12 meses, Itabuna acumula saldo de 1.326 empregos formais. 
      Em Ilhéus 
      Em Ilhéus o saldo acumulado nos últimos 12 meses é de 1.344 postos de trabalho com carteira assinada e os destaques no quadrimestre deste ano foram a construção civil e serviços que, juntos, criaram 201 vagas, sendo 126 delas no segundo setor. 
      Os piores resultados foram apresentados pelo comércio e indústria de transformação. Somente no primeiro setor foram eliminados 224 empregos com carteira assinada. No ano, Ilhéus registrada saldo negativo de 71 empregos. Já no mês passado o saldo foi de 47 vagas com carteira assinada.
      O desempenho de Ilhéus e Itabuna no mês de abril ficou muito abaixo de municípios como Feira de Santana (1.000), Juazeiro (889), Eunápolis (737) e Teixeira de Freitas (389). 
      Até Jequié, que tem uma população menor, registrou saldo superior do que as soma dos dois principais municípios do sul da Bahia, com a abertura de 100 novos postos de trabalho no mês passado. 


*Matéria do Jornal A Região.

Tópico: Jequié abre mais postos de trabalho que Ilhéus e Itabuna juntos.

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário