Prefeitura retoma obras do aterro sanitário.

13/11/2011 21:47

Prefeitura retoma obras no aterro sanitário 
de Ilhéus em especial no galpão central do Itariri, zona rural de Ilhéus. A retomada das obras no aterro, assim como a discussão do projeto Micro Aliança Público-Privada com a Prefeitura foram as pautas principais de reunião com os catadores. aterrro
      Representantes das Secretarias de Desenvolvimento Urbano e de Planejamento, Indústria e Comércio; do Grupo Ação Ilhéus; da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder); e do Instituto Brasileiro de Administração Municipal se reuniram na quinta-feira (10). 
      A presidente da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (Coolimpa) de Ilhéus, Deizemeire Soares, também esteve na reunião e falou da expectativa dos catadores. 
      “Todos nós queremos viver e trabalhar de maneira digna. Esperamos que a retomada da obra nos reaproxime desse objetivo e ajude Ilhéus a consolidar o programa de implantação da coleta seletiva”. 
      Segundo explicou a representante da Conder, Ana Cristina Silva da Purificação, a obra de requalificação está em fase de licitação para a escolha de uma nova empresa. 
      “Além da construção de um galpão de triagem, os trabalhos preveem, ainda, a construção de cercas e melhorias nas lagoas de decantação, canais de escoamento e tubulações, além de aterramento”, explicou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Gerson Marques. 
      Micro Aliança 
      Esta semana, a comitiva participou de uma série de reuniões técnicas que também teve o intuito de discutir o projeto de Micro Aliança Público-Privada entre a Prefeitura de Ilhéus e a associação de catadores. 
      O projeto é desenvolvido pelo Ibam, que estabeleceu junto com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), um Programa de fomento em âmbito local de alianças entre o setor público e privado. 
      O programa conta com a participação da Conder, através de contrato firmado com o Ibam e de parceria estabelecida com o Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre). Segundo a assistente social Manuela Spínola, o projeto de requalificação vai contar com suporte dele. 
      “O Cempre é formado por um conglomerado de grandes empresas e já se responsabilizou em doar máquinas de prensa, balança, além de fardamento para os catadores”. Uma das ações é a campanha de arrecadação de embalagens longa vida, deflagrada em setembro no bairro Hernani Sá. 
      Ao todo, 19 locais atuam como pontos de arrecadação das embalagens. Ao final da campanha, as embalagens serão trocadas por telhas feitas de material reciclável, beneficiando um dos galpões do aterro, o de triagem dos materiais. 

*Matéria do A Região.

Tópico: Prefeitura retoma obras do aterro sanitário.

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário