Guia (Eleições 2012)

19/01/2012 11:20

 

ASPECTOS RELEVANTES NA ESCOLHA DE CANDIDATOS EM 2012*

 

O ano de 2012 será um ano crucial na vida da sociedade brasileira. Isso porque trata-se de ano eleitoral, onde serão escolhidos os Prefeitos e Vereadores que exercerão mandato pelos próximos 4 anos.

 

Cabe ao cidadão efetuar a escolha de forma lúcida, questionando-se acerca de alguns aspectos que o levarão a votar em determinado candidato, ou seja, devem ter uma estruturação substancial ideológica do quão importante é o seu voto.

 

Devem evitar votar apenas porque determinado candidato reside na sua rua ou bairro, devem evitar votar em candidatos porque sua família sempre votou nele, haja vista que o voto é individual, direto e secreto, ou seja, os eleitores devem ter comportamentos racionais da importância das eleições.

 

Em nosso sentir, o eleitor deve perquirir aspectos objetivos, que ilustrarei em seguida:

 

1 – MOTIVAÇÕES QUE LEVAM A UMA PESSOA DECIDIR SE TORNAR UM PREFEITO OU VEREADOR:

 

Sinteticamente, o papel do Prefeito será o de gerir o Município, enquanto o dos Vereadores (abrir Veredas, abrir Caminhos) será o de atuar na fiscalização do Prefeito, além de apresentarem projetos de lei de interesse coletivo, dentre outros.

 

Assim, é de suma importância para o futuro do município averiguar se determinado cidadão tem realmente condições de ocupar um cargo político. Para tanto, os eleitores devem perceber se determinado candidato tem realmente potencial eleitoral, ou seja, devem avaliar concretamente se determinado candidato tem idéias boas, projetos/programas políticos que irão beneficiar a coletividade, avaliar o seu passado político e pessoal, tudo isso com escopo de concretizar o Princípio Constitucional da Autenticidade Eleitoral.

 

2 – SERIEDADE PARTIDÁRIA NO RECRUTAMENTO DE POSSÍVEIS CANDIDATOS

O eleitor também deverá perceber se determinado partido político angariou pessoas com potencial eleitoral e que estejam em sintonia e harmonização com o Estatuto do Partido e também com o Programa Partidário, isso porque deverá o eleito cumprir fielmente o que reza em ambos.

Deve-se evitar escolher pessoas que se expõem na mídia, seja na TV ou no Rádio (comunicadores e apresentadores de programa), haja vista que, majoritariamente, passam a sua trajetória profissional somente efetuando críticas aos gestores públicos sem nunca ter contribuído efetivamente para a melhoria do social. Vivem e fazem sucesso apenas por criticarem de forma viril, inescrupulosa e de baixo nível.

Portanto, deve-se evitar votar em partidos que defere filiação (e o conseqüente registro de candidatura) de candidatos sem respaldo cultural, político, social, ou seja, deve-se evitar votar por protesto.

 

3 – POTENCIAL PARTIDÁRIO NA ANGARIAÇÃO DE RECURSOS

Por fim, deve-se perceber que, na conjuntura política atual, nenhum político atuará sozinho. Assim, o eleitor consciente deve verificar a ligação do partido com a coligação estadual, federal, e também a capacidade real de que o futuro eleito terá para trazer recursos e programas políticos nacionais para o âmbito local.

 

São as breves considerações. Posteriormente, irei expor alguns aspectos relevantes acerca da normas que regem as Eleições.

 

_________________________________________________

* Luiz Hagge

Advogado, Pós Graduado em Direito Imobiliário, Pós Graduando em Direito Eleitoral.

E-mail: Luiz@luizhagge.adv.br

 

Tópico: Guia (Eleições 2012)

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário