Após 67 dias em greve, os professores da Universidade Estadual de Santa Cruz decidiram, em assembleia realizada nesta terça-feira (14/06), retornar às atividades após a assinatura do acordo com o governo. A reunião para a assinatura do acordo, que foi analisado e aprovado pelos docentes na assembleia, está marcada para amanhã (15), às 10 horas, na Secretaria de Educação.
O documento do acordo salarial prevê uma agenda de pagamento das gratificações da CET, reduz a mordaça por dois anos, com o retorno das negociações em janeiro de 2013 (veja aqui). Já o Termo de Compromisso determina a realização de reuniões bimensais, com o intuito de minimizar os impactos gerados pelo Decreto 12.583 nas UEBA (veja aqui).
Durante a assembleia, a mesa fez um breve histórico das negociações da campanha salarial 2010 até a deflagração da greve em abril. Foi ressaltado pelo presidente da ADUSC, professor Valter Silva, a importância da participação do movimento estudantil (Mobiliza UESC) durante todo o período de greve, nas atividades de mobilização e conscientização da sociedade. Em outras falas, a greve foi definida como vitoriosa e histórica, devido a unificação das quatro universidades estaduais da Bahia, no plano político, o recuo do governo e o pagamento dos salários com os professores ainda em greve. “Não conseguiríamos essas conquistas se não estivéssemos juntos, lutando por uma universidade pública, de qualidade e socialmente referenciada”, lembrou o professor Luiz Blume.
Atendendo a solicitação dos estudantes, o Comando de greve encaminhou a proposta (aprovada pela plenária) de retornar as atividades na próxima segunda-feira (20/06). Na sexta-feira (17) está prevista a reunião do Conselho Superior de Ensino e Extensão – CONSEPE, onde será definido o novo calendário desse semestre. Ainda na assembleia, foram escolhidos os nomes dos delegados que participarão do 56° CONAD do Andes-SN, que será realizado nos dias 14 a 17 de julho de 2011, em Maringá-PR. Na ocasião, os presentes foram convidados para participar do Forró da Resistência na próxima sexta-feira (17), a partir das 15 horas, no espaço CEU.